INSS exigirá identificação biométrica para liberação de empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23)
A nova exigência tem como objetivo aumentar a segurança nas operações de crédito e reduzir fraudes, segundo o INSS

A partir desta sexta-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ará a exigir identificação biométrica de aposentados e pensionistas que desejarem autorizar o desconto das parcelas de empréstimos consignados diretamente em seus benefícios previdenciários. A medida foi oficializada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (19).
A nova exigência tem como objetivo aumentar a segurança nas operações de crédito e reduzir fraudes, segundo o INSS. A identificação biométrica será feita por meio da verificação de características físicas, como foto ou impressão digital dos beneficiários.
De acordo com o texto publicado no DOU, o procedimento visa atender à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, mapeando vulnerabilidades operacionais e permitindo a implementação de medidas corretivas e aprimoramentos nos processos.
Além do procedimento de identificação, os segurados podem utilizar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras autorizadas e comparar taxas de juros antes de formalizar o pedido de empréstimo.