Cardeal Brasileiro fala se há semelhança entre eleição Papal e filme "Conclave"
Um dos brasileiros presentes na Capela Sistina, Dom Sérgio considera o Conclave da ficção uma obra interessante do ponto de vista artístico

O cardeal brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, respondeu à curiosidade sobre o conclave que elegeu o Papa Leão XIV, comparando-o ao filme de mesmo nome, vencedor do Oscar de 'Melhor Roteiro Adaptado'. Em entrevista à CNN, o religioso esclareceu que a realidade do processo é bem diferente da ficção.
"As coisas são muito diferentes, posso garantir. Não é nada de competição, como se vê, ou de busca de interesses ou de candidatos que vão brigar por isso ou por aquilo", explicou o cardeal.
Um dos brasileiros presentes na Capela Sistina, Dom Sérgio considera o Conclave da ficção uma obra interessante do ponto de vista artístico, mas destaca que está distante do que realmente acontece no rito de escolha de um novo Papa.
"O filme não expressa aquilo que nós vivemos. Um ambiente de muito respeito, muito diálogo, muito fraterno, com cardeais de diversas partes do mundo", acrescentou.
Dom Sérgio da Rocha foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco durante o Consistório realizado na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016.