Roma celebra missa especial em memória do Papa Francisco com 200 mil fiéis
O evento foi realizado no Domingo da Misericórdia, data significativa para a Igreja Católica

Uma missa especial foi celebrada neste domingo (27) na Praça de São Pedro, em Roma, pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, em homenagem ao Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). A celebração, que reuniu cerca de 200 mil fiéis, muitos jovens que estavam na cidade para a canonização de Carlo Acutis, foi marcada pela emoção e pela lembrança do pontífice. O evento foi realizado no Domingo da Misericórdia, data significativa para a Igreja Católica.
Durante a missa, Parolin se emocionou ao falar sobre a perda do Papa Francisco, afirmando que os fiéis estão sentindo "a dor de sua partida" e comparando o momento ao lamento dos apóstolos após a morte de Jesus. O Cardeal também enviou uma mensagem de conforto, dizendo que o Papa Francisco, agora no Céu, "abraça" a todos.
O corpo do Papa Francisco foi sepultado no sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em uma decisão pessoal do pontífice, que contrariou a tradição de ser enterrado na Basílica de São Pedro. Francisco morreu aos 88 anos, após complicações de uma pneumonia e um AVC. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, sendo um papa muito querido e respeitado por sua postura de proximidade com os fiéis.
Além da missa em Roma, uma multidão também se reuniu em Buenos Aires, cidade natal do Papa Francisco, para prestar homenagens. O evento também atraiu líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que estavam no Vaticano antes do funeral.