UFPB abre 84 vagas para bolsistas do Programa Aluno Apoiador
As inscrições vão até 10 de abril para estudantes de graduação que atuarão no e a alunos com deficiência nos quatro campi da instituição

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e ibilidade (CIA), está com inscrições abertas até o dia 10 de abril para o Programa Aluno Apoiador. A iniciativa oferece 84 bolsas no valor de R$ 700 para estudantes de graduação que atuarão no e a alunos com deficiência nos quatro campi da instituição.
Os discentes selecionados auxiliarão estudantes com deficiência física motora, auditiva, visual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras necessidades pedagógicas específicas.
Inscrições e critérios
As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para participar, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFPB;
- Possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 para cursos da área de Ciências Exatas e igual ou superior a 7,0 para as demais áreas;
- Enviar documentação comprobatória de identificação pessoal e de renda familiar.
Processo seletivo
A seleção será composta por duas etapas:
- Prova online eliminatória, contendo 10 questões, na qual o candidato deve atingir nota mínima de 7,0 para aprovação.
- Avaliação de vulnerabilidade socioeconômica, realizada por assistentes sociais da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção do Estudante (Prape) e dos campi II, III e IV da UFPB, para classificação dos candidatos.
O resultado final será divulgado no dia 13 de maio no site do CIA, onde também estarão disponíveis os resultados das demais etapas. Os aprovados deverão o Termo de Compromisso pelo Sigaa no dia 14 de maio.
Formação continuada
Os estudantes selecionados deverão participar de um curso de formação continuada com carga horária mínima de 4 horas mensais. O cronograma e demais informações serão divulgados no site do CIA.
Para mais detalhes, os interessados devem consultar o edital.