Comer isopor é a nova tendência perigosa no TikTok
A ideia surgiu após vídeos circularem nas redes sociais, onde jovens afirmam que os amendoins se dissolvem na boca

A mais recente tendência viral no TikTok tem causado preocupação entre especialistas em saúde: muitos internautas estão consumindo 'amendoins de embalagem', um tipo de isopor biodegradável utilizado para proteger produtos frágeis no transporte. A ideia surgiu após vídeos circularem nas redes sociais, onde jovens afirmam que os amendoins se dissolvem na boca e, por isso, seriam seguros para comer.
De acordo com a imprensa norte-americana, a prática tem gerado alertas de profissionais da saúde. Especialistas destacam que, apesar de serem feitos de amido de batata, o que permite sua dissolução em água e solo, esses amendoins de embalagem não são adequados para consumo humano. O material pode causar sérios problemas de saúde, como inchaço, gases e dores de estômago.
Um dos vídeos mais compartilhados, que foi destacado pelo New York Post, mostra uma jovem mastigando os amendoins de embalagem com a legenda "Alguém sabia que os amendoins de embalagem da Lush são comestíveis?". A marca Lush, que utiliza esse material para embalar suas caixas de transporte, foi rapidamente citada na viralização da tendência. Embora o material seja biodegradável e se dissolva facilmente, a ingestão não é recomendada.