Descoberto destino de Asteroide que ameaçava a Terra
Observações realizadas pelo Telescópio Espacial James Webb indicam uma probabilidade de 3,8% de colisão com o satélite natural em 2032

Após a NASA descartar uma ameaça significativa do asteroide 2024 YR4 para a Terra, novos dados revelam que o corpo celeste pode ter a Lua como novo alvo. Observações realizadas pelo Telescópio Espacial James Webb indicam uma probabilidade de 3,8% de colisão com o satélite natural em 2032.
A informação foi divulgada pela própria agência espacial norte-americana, que destacou o baixo risco para o planeta, mas sinalizou a possibilidade do impacto lunar. A Agência Espacial Europeia (ESA) classificou o cenário como uma oportunidade científica única.
"A possibilidade de ter a chance de observar um impacto lunar de tamanho considerável é realmente um cenário interessante do ponto de vista científico", afirmou Richard Moissl, diretor da divisão de Defesa Planetária da ESA.
De acordo com o site Phys.org, o asteroide 2024 YR4 possui um diâmetro estimado entre 53 e 67 metros, superando a marca dos 50 metros que determina a ativação dos protocolos de defesa planetária.
Caso a colisão se confirme, cientistas pretendem utilizar o evento para coletar dados sobre impactos de grande porte, ajudando a aprimorar estratégias de proteção da Terra contra possíveis ameaças futuras.