Inscrições para bolsas de estudo no exterior terminam nesta segunda-feira (12)
Edital pretende contribuir para permanência de estudantes negros em universidades estrangeiras

Termina nesta segunda-feira (12), o prazo de inscrição para a segunda edição do Edital Black STEM, que oferece bolsas de R$ 35 mil para estudantes negros (pretos ou pardos, autodeclarados) interessados em estudar no exterior nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
O edital é uma iniciativa do Fundo Baobá para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, e tem como objetivo contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades estrangeiras.
O auxílio financeiro de R$ 35 mil, por estudante, é complementar a outras bolsas e pode ser usado para cobrir moradia, transporte, alimentação, material acadêmico e mensalidades. Nesta edição, serão concedidas três bolsas. Além do apoio financeiro, os selecionados terão mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico e o a uma rede de lideranças negras e instituições vinculadas ao tema da equidade racial.
Para se candidatar, é necessário ser negro, brasileiro nato ou naturalizado, e estar aprovado em curso de graduação nas áreas de exatas, tecnologia, saúde, matemática ou engenharias em universidade no exterior, com início previsto para 2025, ou estar em fase avançada do processo seletivo. Também é preciso já ter sido contemplado com bolsa (integral ou parcial) da instituição estrangeira ou de outro programa, ou estar em vias de obter esse apoio. Candidatos aprovados em universidades públicas internacionais com subsídio também são elegíveis.
As inscrições são feitas exclusivamente online, no site oficial do Fundo Baobá, por meio de formulário eletrônico. O resultado com a lista de aprovados será divulgado no dia 8 de julho.
Em 2024, quatro estudantes foram contemplados pelo programa e atualmente cursam graduação na China, Estados Unidos e Portugal, em áreas como engenharia aeroespacial, ciência da computação e pilotagem marítima.