TV Tambaú
Clube FM
º
Conhece?

Programa Celular Seguro busca reduzir roubo e furto de aparelhos no Brasil

Após roubo ou furto, alerta pode ser emitido pelo dono do celular ou por pessoa de confiança previamente cadastrada

Por Redação T5 Publicado em
CELULAR
Aplicativo permite bloqueio remoto de dispositivos e aplicativos bancários (Foto:Agência Brasil/ Tânia Rêgo)

O Programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), oferece uma ferramenta para que vítimas de roubo, furto ou perda de celulares possam bloquear rapidamente o aparelho, aplicativos bancários e os vinculados ao dispositivo. A iniciativa conta com a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de instituições financeiras e das operadoras de telefonia.

Para utilizar o serviço, é necessário baixar o aplicativo "Celular Seguro" ou ar a plataforma online. O usuário deve fazer pelo Gov.br, cadastrar o aparelho e indicar pessoas de confiança que possam acionar o bloqueio caso necessário. Em situação de roubo ou furto, o alerta pode ser emitido pelo próprio dono do celular ou por uma pessoa de confiança previamente cadastrada.

O bloqueio gerado pelo alerta impede o o ao dispositivo, aos aplicativos bancários e a outras funções vinculadas à linha do usuário. Além disso, as informações são compartilhadas com as instituições participantes, que adotam medidas para evitar prejuízos. O serviço é gratuito e pode ser ado por qualquer cidadão brasileiro.

Mais informações estão disponíveis no portal oficial.



Relacionadas