Paraíba cria 2.567 empregos nas micro e pequenas empresas entre janeiro e fevereiro, segundo Sebrae
Setores de serviços e construção lideram geração de postos de trabalho no estado

A Paraíba registrou um saldo de 2.567 empregos formais criados por micro e pequenas empresas (MPEs) entre janeiro e fevereiro de 2025, de acordo com levantamento do Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No mesmo período, apenas o setor da istração pública apresentou saldo positivo entre os demais perfis empresariais, com 15 novas vagas. Já as médias e grandes empresas (MGE) e os demais setores agrupados como "outros" apresentaram saldos negativos, com -2.397 e -397, respectivamente.
Os setores de serviços (1.267) e construção (1.078) foram os principais responsáveis pela geração de empregos nas MPEs. Também contribuíram para o saldo positivo a indústria de transformação (383) e a atividade extrativa mineral (13). Em contrapartida, o setor de comércio apresentou leve retração (-9), seguido por serviços industriais de utilidade pública (SIUP) (-25) e agropecuária (-140).
Segundo Ivani Costa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, os segmentos que mais criaram vagas são intensivos em mão de obra e possuem forte capilaridade regional. “A expansão dos serviços indica maior circulação de renda e demanda por atividades voltadas ao consumidor. Já o bom desempenho da construção pode refletir investimentos em obras públicas e privadas, além de políticas de estímulo ao setor”, avaliou.
No recorte apenas do mês de fevereiro, o saldo de empregos gerados pelas MPEs foi de 2.078 vagas, reforçando a tendência de crescimento. Na sequência, aparece a istração pública com 4 novas oportunidades, enquanto MGEs (-1.455) e outros setores (-102) mantiveram desempenho negativo.
As áreas com melhor desempenho em fevereiro foram serviços (1.259), construção (327) e comércio (263). Já atividade extrativa mineral (11) teve saldo discreto, e SIUP (-24) e agropecuária (-78) apresentaram recuos.
Em comparação com janeiro, quando foram registrados 489 novos postos pelas MPEs, o segundo mês do ano mostrou crescimento significativo. Para Ivani Costa, esse avanço pode estar ligado a fatores sazonais e à retomada do mercado. “As MPEs, com sua capacidade de resposta rápida às demandas locais, se destacam como protagonistas na geração de oportunidades no estado”, afirmou. Ela destacou ainda que o desempenho sinaliza um início de ano positivo para o fortalecimento dos pequenos negócios na Paraíba.