Ministra Margareth Menezes participa de encontro e anuncia curso para quadrilhas juninas na PB
Antes da abertura oficial do evento, a ministra foi recebida com festa na sede da Associação Balaio Nordeste, localizada no Centro Histórico da capital

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, desembarcou na Paraíba nesta quarta-feira (23) para participar do 2º Encontro Nacional de Gestores Culturais, que acontece em João Pessoa e segue até o próximo sábado (26). Antes da abertura oficial do evento, a ministra foi recebida com festa na sede da Associação Balaio Nordeste, localizada no Centro Histórico da capital.
Durante a visita, Margareth Menezes assinou convênios importantes, entre eles, o que prevê a criação de um curso técnico para formação de produtores de quadrilhas juninas em todo o estado. O curso será oferecido em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tem como objetivo fortalecer uma das expressões culturais mais tradicionais do Nordeste.
“A Paraíba tem protagonizado uma relação muito profícua com o Ministério da Cultura, com importantes parcerias em diversas áreas”, destacou a ministra. Segundo ela, o estado possui uma cultura forte e diversa, que transcende fronteiras, sendo essencial para o fortalecimento das políticas públicas culturais no Brasil.
Outro ponto de destaque da agenda foi a reivindicação feita à ministra para que o forró seja reconhecido como patrimônio cultural da humanidade. O movimento já vem sendo articulado há algum tempo e recebeu o apoio da ministra durante o encontro. “Estamos trabalhando com empenho para consolidar essa proposta”, afirmou um dos articuladores presentes.
O evento, que reúne gestores culturais de todo o país, reforça o papel da cultura como motor de geração de emprego, renda e fortalecimento do turismo, independentemente de quem esteja no governo. “A cultura é eterna”, reforçou uma das falas durante o encontro, destacando a importância da manutenção de políticas culturais permanentes.
O Encontro Nacional de Gestores Culturais segue com uma programação diversa até o sábado, reunindo debates, oficinas e celebrações culturais em diferentes pontos da cidade.