TV Tambaú
Clube FM
º
Mobilidade urbana

João Pessoa recebe 32 novos ônibus e amplia renovação da frota de transporte coletivo

Prefeitura projeta modernização de 50% da frota até 2025

Por Redação T5 Publicado em
Onibus entrega
Gestão aposta em ônibus elétricos para reforçar sustentabilidade (Foto: TV Tambaú)

A cidade de João Pessoa recebeu, nesta quarta-feira (30), 32 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo da capital. A cerimônia de entrega aconteceu no Parque Solon de Lucena e contou com a presença de autoridades e representantes do Sintur, sindicato das empresas do setor.

Dos veículos entregues, 22 são ônibus convencionais com motores Euro 6, que reduzem a emissão de poluentes e oferecem mais eficiência. Os outros 10 são modelos climatizados, conhecidos como ‘Geladinho’, elevando para 30 o total de ônibus com ar-condicionado em operação na cidade.

Segundo o prefeito, a meta da gestão é renovar 50% da frota até o fim de 2025. Durante o evento, Cícero Lucena também anunciou que será apresentada a documentação necessária para aquisição de 60 ônibus elétricos, que irão circular nos quatro corredores de transporte previstos em parceria com o Governo do Estado.

Em 2021, João Pessoa figurava entre as capitais com as piores frotas de ônibus do Nordeste. Hoje, ocupa a terceira colocação em qualidade de frota na região. Para o prefeito, o avanço é resultado de planejamento e compromisso com a população, com foco na melhoria da qualidade de vida por meio da mobilidade.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a criação dos terminais do Parque Solon de Lucena e do Valentina Figueiredo, além da previsão de cinco novos terminais, também em parceria com o Estado. Já o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio HBE, afirmou que a renovação da frota está alinhada às ações do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito.

De acordo com o gerente institucional do Sintur, Isac Moreira Júnior, a previsão é que até dezembro de 2025 a capital some 180 novos ônibus zero quilômetro entregues em dois anos, representando cerca de 45% da frota renovada. Ele destacou que o objetivo é garantir mais comodidade, segurança e qualidade no serviço oferecido à população.



Relacionadas