João Pessoa realiza nova etapa de fiscalização no Mercado Central
O objetivo é assegurar um ambiente seguro, com condições sanitárias adequadas tanto para consumidores quanto para comerciantes

Equipes da Vigilância Sanitária de João Pessoa, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de outros órgãos da istração municipal retornaram nesta quarta-feira (30) ao Mercado Central da Capital para dar continuidade à ação de fiscalização que visa à requalificação do espaço. O objetivo é assegurar um ambiente seguro, com condições sanitárias adequadas tanto para consumidores quanto para comerciantes.
Segundo o gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, Victor Viana, a ação busca garantir um serviço digno à população, observando aspectos sanitários, estruturais, organizacionais, urbanísticos, ambientais, sociais, de segurança e de relações de consumo. “Diversas secretarias estão envolvidas para que possamos atuar de maneira integral”, afirmou.
Nesta segunda etapa, foram realizadas novas inspeções nos boxes dos pavilhões e galpões, avaliando o cumprimento das orientações emitidas na semana anterior. A Vigilância Sanitária inspecionou boxes de alimentos, hortifrutigranjeiros, peixarias, observando itens como higiene, manipulação, conservação e validade dos produtos.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Sanitária (GVS/JP), e conta com a parceria de várias pastas e órgãos:
- Sedurb: fiscalização do uso do solo, reordenamento dos espaços e regularização de permissionários;
- Seinfra: análise de estruturas, instalações elétricas e hidráulicas, com indicações de obras de adequação;
- Semam: verificação de descarte irregular de resíduos e ações de orientação ecológica;
- Semusb: garantia da segurança das equipes e da ordem durante a ação;
- Procon-JP: fiscalização de preços, validade, publicidade e atendimento ao consumidor;
- Sedhuc: abordagem de pessoas em situação de rua, com cadastros e encaminhamentos aos serviços de acolhimento e assistência;
- Sedes: avaliação para concessão de benefícios após o relatório da Sedhuc;
- Emlur: coleta de resíduos e promoção da educação ambiental e coleta seletiva.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares, destacou a atuação integrada: “Nossos agentes da Guarda Civil Metropolitana deram apoio para que os trabalhos fossem realizados de forma tranquila e organizada. Seguimos cuidando dos espaços públicos e zelando pelo bem-estar da população.”
A Prefeitura de João Pessoa afirmou que a fiscalização no Mercado Central faz parte de um plano contínuo de requalificação, com ações conjuntas que visam transformar o espaço em um ambiente mais organizado, seguro e higiênico para todos.