Porto de Cabedelo moderniza operações e celebra 90 anos com inauguração de nova estrutura
Com sistema de energia fotovoltaica, o Porto de Cabedelo será o primeiro porto público do país a operar com energia solar

A nova estrutura do Porto de Cabedelo foi inaugurada nesta segunda-feira (5), com obras que incluem a requalificação de armazéns, a reconstrução da sede istrativa e a realização de dragagem. A inauguração marca a nova fase nos 90 anos de história do equipamento.
A solenidade contou com a participação do governador da Paraíba, João Azevêdo, do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, entre outras autoridades.
Na solenidade desta segunda, ainda foi assinado o Termo de Inclusão de novos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras no Porto de Cabedelo que abrangem a extensão e urbanização do Molhe de Abrigo em 200 metros; e a dragagem para alargamento, em 120 metros, do raio da bacia de evolução e sobrelargura da curva de canal de o, que representam investimentos de R$ 155 milhões.
Foram entregues um sistema de energia fotovoltaica, que tornará o Porto de Cabedelo o primeiro porto público do país a operar com energia solar, e um conjunto de obras estruturais que incluem drenagem profunda, estações de tratamento de resíduos sólidos, águas pluviais e esgoto.
Com a dragagem e a homologação da Marinha do Brasil, o Porto de Cabedelo ará a operar com um canal de 11 metros de profundidade, permitindo a atracação de navios de até 55 mil toneladas. Atualmente, o terminal movimenta entre 9 e 13 embarcações por mês, mas a meta da Companhia Docas é dobrar esse número, alcançando de 25 a 30 navios mensais, com foco na ampliação da cabotagem de contêineres.
Confira a lista de investimentos:
- Nova Sede istrativa
- Requalificação da Área Primária
- Sistema de energia fotovoltaica
- Sede própria do programa Porto Cidade
- Nova balança
- Nova Central de Operações
- Nova Central de Resíduos
- Nova Estrutura para Troca de Turnos
- Novas instalações do OGMO
- Novo o operacional
- Novo espaço dos Órgãos Anuentes
- Lava-rodas