Tambaú Debate discute avanço do analfabetismo funcional e os desafios da educação no Brasil
Professor Hermes Talles também comenta papel das políticas públicas e impacto da pandemia na aprendizagem

O programa Tambaú Debate deste sábado (10), recebe o professor Hermes Talles, do Centro de Educação da UFPB, para uma conversa sobre o analfabetismo funcional e os principais desafios enfrentados pela educação brasileira hoje.
O ponto de partida da discussão será a nova pesquisa do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2024, que revela um dado preocupante: 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, ou seja, pessoas que sabem pouco ou quase nada de leitura, escrita e matemática, e não conseguem interpretar textos simples ou identificar números.
O levantamento mostra que o problema atinge até os mais escolarizados: 12% das pessoas com ensino superior são consideradas analfabetas funcionais. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o índice aumentou de 14% para 16% desde 2018, e 27% dos trabalhadores do país também estão nessa condição.
Durante a entrevista, o professor Hermes Talles comenta ainda o papel das políticas públicas, o impacto da pandemia na aprendizagem e os caminhos para garantir o direito à alfabetização na idade certa.
O Tambaú Debate vai ao ar neste sábado, na TV Tambaú.