Operação desarticula quadrilha que usava “idosos de aluguel” para sacar benefícios indevidos
Operação Fraus desmantela esquema de fraudes em benefícios sociais

Uma ação conjunta da Força-Tarefa Previdenciária na Paraíba desarticulou, na manhã desta quinta-feira (15), uma quadrilha que aplicava fraudes em benefícios de Amparo Social ao Idoso, utilizando pessoas fictícias e até “aposentados de aluguel” para realizar os saques. A Operação Fraus cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Tupanatinga (PE) e Mata Grande (AL).
As investigações começaram em junho de 2023, a partir da prisão em flagrante de dois suspeitos em Mamanguape (PB), quando tentavam sacar um benefício assistencial em nome de uma pessoa que nunca existiu. Com base nas provas colhidas, a Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social identificaram outros integrantes do grupo e detalharam o funcionamento da rede criminosa.
Um dos métodos usados pela quadrilha era o recrutamento de idosos reais, que se avam por beneficiários fictícios para sacar os valores nos bancos. Em um dos casos investigados, o prejuízo aos cofres públicos ultraou R$ 150 mil apenas com um “idoso de aluguel”.
Os envolvidos poderão responder por estelionato majorado, uso de documento falso, falsidade ideológica e associação criminosa. As penas somadas podem ultraar 15 anos de prisão.
A Força-Tarefa Previdenciária atua há 25 anos no combate a crimes contra o sistema de benefícios no país. É formada pela Polícia Federal e pelo Ministério da Previdência Social, por meio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, que é responsável por identificar indícios de fraudes estruturadas.