João Pessoa sedia Conferência Municipal LGBTQIAPNB+ com foco na política de direitos
Evento reúne gestores públicos, lideranças sociais e representantes de movimentos LGBTQIAPNB+

A Prefeitura de João Pessoa promove, nesta segunda-feira (19), a 4ª Conferência Municipal de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais, Pansexuais e Não Bináries. A programação é coordenada pelo Conselho Municipal das Pessoas LGBTQIAPNB+. O tema é “Construindo a Política Municipal dos Direitos LGBTQIAPNB+ em João Pessoa” e o evento será realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira VII.
A conferência marca a retomada da discussão pública sobre os direitos da população LGBTQIAPNB+ no município, sendo a primeira edição desde 2015. O evento ocorre também em alusão ao Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio.
Segundo Geraldo Filho, coordenador de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura e atual presidente do Conselho, a realização da conferência representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPNB+. Ele afirmou que o evento foi planejado de forma coletiva e tem como principal objetivo debater e consolidar estratégias que promovam a inclusão e a garantia de direitos dessas comunidades.
A programação da conferência será centrada em quatro eixos temáticos: o enfrentamento à violência contra a população LGBTQIAPNB+, o o a trabalho digno e geração de renda, a interseccionalidade com outras pautas sociais e a institucionalização da política nacional de direitos das pessoas LGBTQIAPNB+. A conferência municipal é uma das etapas preparatórias para as conferências estadual e nacional, previstas para os próximos meses. De acordo com a organização, todas as vagas para participação no evento já foram preenchidas.