TV Tambaú
Clube FM
º
Segundo INPI

UFPB e UFCG estão entre os quatro maiores depositantes de patentes de invenção do Brasil

Patentes de invenção se referem à proteção de novos produtos ou processos com aplicação industrial

Por Redação T5 Publicado em
Universidade Federal da Paraíba, Campus I.
Universidades reforçam protagonismo na inovação tecnológica (Foto:Reprodução/Ascom UFPB)

Um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) apontou que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ficaram entre as quatro maiores depositantes de patentes de invenção em 2024. A UFCG teve 86 depósitos, ficando no terceiro lugar e a UFPB somou 76 pedidos de patente, ficando atrás apenas da Stellantis Automóveis Brasil, da Petrobrás .

As patentes de invenção se referem à proteção de novos produtos ou processos com aplicação industrial, diferentes dos modelos de utilidade, que correspondem a melhorias em criações já existentes. O resultado reforça o protagonismo das universidades na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Segundo Bagnólia Costa, diretora-presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB), o desempenho positivo é fruto de uma estratégia iniciada em 2016, com ações voltadas à conscientização sobre a importância da proteção dos ativos de propriedade intelectual. A UFPB já havia alcançado o primeiro lugar no ranking em 2018 e 2019.

Ela destacou também que a UFPB e a UFCG vêm atuando em conjunto em diversas frentes de estímulo à proteção de criações, como palestras e oficinas. A diretora afirma que a UFPB segue com bom desempenho em 2025 e que a atual prioridade é ampliar o número de licenciamentos de tecnologias, startups credenciadas e empresas júnior, fortalecendo o elo entre a universidade e o mercado.



Relacionadas