Participação do jovem na política é tema do Tambaú Debate
Quem participa do programa é o sociólogo e cientista político Gonzaga Júnior

Neste sábado (24), o Tambaú Debate abre espaço para discutir um tema atual e importante: a participação do jovem na política. Quem participa do programa é o sociólogo e cientista político Gonzaga Júnior, para falar sobre o ado, o presente e os desafios dessa geração.
Durante o programa, Gonzaga destaca a histórica atuação da juventude nos principais momentos políticos do Brasil, como o Golpe de 64, o movimento Diretas Já! e a resistência ao projeto neoliberal dos anos 90. Ele lembra que os estudantes sempre foram protagonistas em lutas por democracia, educação e direitos sociais.
“Historicamente, o jovem tem sido linha de frente contra processos antidemocráticos no país”, afirma Gonzaga.
No entanto, o sociólogo também alerta para uma mudança recente: o avanço do conservadorismo entre os jovens, impulsionado principalmente pelas redes sociais, que acabam promovendo conteúdos mais polarizados e radicais.
Juventude nas urnas
Segundo dados recentes da Justiça Eleitoral, o Brasil registrou um aumento de 78% no número de eleitores de 16 e 17 anos em 2024, em comparação com 2020, totalizando 1.836.081 jovens aptos a votar nessa faixa etária. Na Paraíba, são 46.851 eleitores jovens, sendo 12.161 com 16 anos e 34.690 com 17 anos, o que representa 1,45% do eleitorado do estado.
Não perca, o Tambaú Debate vai ao ar este sábado (24), às 8h da manhã, na TV Tambaú.