Governo Federal quer incentivar a contratação de MEIs pelo setor público

A plataforma Contrata+Brasil foi lançada nesta terça-feira (11), pelo Governo Federal com a intenção de incentivar a facilitação da contratação de microempreendedores individuais pelo setor público de profissionais como pintores, encanadores, eletricistas, pedreiros e gesseiros, por exemplo. A iniciativa busca movimentar estes empreendedores que já movimentam cerca de 6 bilhões de reais na economia.
A recomendação que faço para todos que desejam empreender principalmente os mais iniciantes é que comecem pelo MEI. A modalidade de Microempreendedor Individual foi criada exatamente para ajudar as pessoas a iniciarem corretamente e tenham prevenção para seu futuro por exemplo sobre a aposentadoria.
Iremos falar muito sobre o MEI aqui na nossa coluna mas destaco dois pontos rápidos aqui para te incentivar: o primeiro é um custo muito baixo para você estar legalizado (poder emitir nota fiscal, abrir uma conta pessoa jurídica). Custa apenas R$ 76,50 para estar legalizado. O segundo ponto é você ter sua proteção no INSS o que faz você poder ser atendido sem qualquer problema no sistema de saúde e ter o tempo para sua aposentadoria sendo contabilizado normalmente como se estivesse em uma empresa.
Antes de iniciar seu cadastramento é importante que você tenha em mãos todos seus dados pessoais e do registro da sua empresa. Isto vai facilitar muito seu processo. Outro ponto muito importante é ter seu cadastro atualizado na plataforma Gov.Br.
É muito importante que você cadastre suas informações corretamente porque a plataforma do governo enviará notificações por e-mail e whatsapp para te informar sobre possíveis contratações.
Siga os 7 (sete) os que preparamos para você conseguir se cadastrar na plataforma de contratação pública.
o 1 - ar a plataforma Gov.br
No canto superior direito clique em “Entrar com gov.br’ (o botão azul destacado)
o 2 - Busca pela palavra-chave SICAF
Após você entrar com seu F ou CNPJ e senha na plataforma Gov.BR você terá um espaço para busca praticamente no meio da tela (seja pelo computador ou celular). Basta você digitar na busca a palavra SICAF.
o 3 - Iniciar o cadastramento no portal SICAF
A resposta da busca pela palavra SICAF vai trazer a mensagem de “Cadastrar-se como fornecedor da istração Pública (SICAF)” e o botão iniciar. Clique neste botão.
o 4 - Tela inicial - Compras.gov.br
Chegamos na tela de abertura do “SICAF Digital”. São apresentadas algumas informações mas veja que no canto direito superior existe um botão destacado “o ao sistema”. Você deve clicar ali.
o 5 - Compras.gov.br - Fornecedor Brasileiro
Após clicar em ‘o ao sistema’ você chegou na tela da plataforma Compras.gov.br. Do lado direito da tela terá algumas opções de o ao sistema. Você vai clicar em “Fornecedor Brasileiro” e aparecerá a opção destacada em azul “Entrar com Gov.br”. Como você já havia iniciado lá no nosso o 1, você já irá ar diretamente o sistema.
o 6 - Autorização no Compras.gov.br
O o 6 acontecerá apenas nesta primeira vez que você estiver ando. É um o comum nas plataformas pelo fato de precisarem da sua autorização para conectar seus dados ao sistema Compras.gov.br . Clique no botão azul “Autorizar”
o 7 - Tela final “Credencie-se aqui”
Chegamos a última etapa. A partir de agora você precisará inserir todas suas informações pessoais atualizadas e da sua empresa. Basta você clicar no botão azul no canto inferior direito “Credencie-se aqui” e inicie o preenchimento dos seus dados.
É muito importante que você mantenha estes dados atualizados para que o sistema possa notificar você para possíveis contratações. O sistema irá te notificar via WhatsApp e E-mail. Tenha muito cuidado no preenchimento de todos seus dados.