Ninguém te conta isso sobre empreender — mas você precisa saber agora!
Empreender exige mais do que coragem: exige preparo, gestão e filtro emocional para sobreviver no campo de batalha dos negócios

*Por Vinnie Oliveira
Empreender é um ato de ousadia. A todo tempo eu convivo com empreendedores devido a minha atuação profissional e nestes últimos anos o que está acontecendo é um nível muito maior de demandas e problemas para gerir. Aí vem a pergunta: Como lidar com isso tudo?
O meu dia a dia como consultor e mentor é lidar com demandas de empreendedores e as minhas demandas. Nunca deixei nem vou deixar de empreender. Uma máxima que eu utilizo é de que “você não pode falar do que não conhece ou vivência”. Não conseguiria ajudar empresas se eu não fosse empreendedor também.
Quando uma pessoa que não vive esse universo vem falar com você, a primeira coisa que você deve fazer é ativar o modo FILTRO em um nível bem alto. Tirando as pessoas que te amam que falam e sofrem junto com você, o resto muito provavelmente vai estar falando do que não sabe.
Antigamente era possível empreender de forma amadora e conseguir segurar uma operação. Hoje em dia, muito francamente, é muito difícil. Ontem, por exemplo, estive com uma empreendedora que ainda anota tudo em caderno. Ela pelo menos anota!! Uma parcela significativa de pessoas nem isso faz.
Como tudo na vida precisamos nos preparar para fazer. Para andarmos, ainda quando bebês, existe toda uma preparação. A escola dos primeiros anos é bem diferente da virada que acontece no sexto ano do ensino fundamental. Para muitos educadores é o ano mais difícil de todos por você largar a “tia” para conviver com “vários professores e professoras”. Isso é evoluir.
Muito provavelmente se você sabe hoje dirigir é porque alguém te ajudou ou fez autoescola. Acho impossível alguém sentar em um carro e ligar e sair rodando normalmente. Andar de bicicleta, andar de avião, pegar um ônibus, você pode listar qualquer coisa que vier à sua cabeça: alguém te ajudou ou você estudou. Ponto!
Por que empreender seria diferente disso?
Essa pergunta é que todo empreendedor e empreendedora deveria fazer. Não existe isso de você quer lidar com a complexidade de uma empresa sem se preparar - continuamente! O grande problema é que as pessoas acham que vão empreender sem cuidar do negócio e, principalmente, cuidar de si.
Empreender, e a maioria não te diz, exige muita preparação mental para sustentar tanta pressão. Não entre nessa achando que são flores ou que você terá mais tempo para sua família, amigos e para cuidar de si. Você vai chegar neste patamar, mas não no início.
Também não se cobre se você não se sente preparado ou deseja empreender. Não seria possível termos 220 milhões de brasileiros empreendendo. Empreender é para os que possuem competências, habilidades e atitudes (chamamos isso na Gestão de Pessoas de “CHA”). Não é pelo fato de você ser bom em algo tecnicamente que você será bem sucedido. Eu, particularmente, entendo muito pouco de carro, mas tranquilamente poderia ser dono de uma oficina mecânica. Pesquisas e autores demonstram que a parte técnica de um negócio representa de 15 a 20% da responsabilidade. Todo o resto é gestão!
Se você estiver precisando de apoio, não tenha vergonha. Procure um empreendedor mais experiente, uma instituição ligada ao empreendedorismo, uma universidade, um curso técnico, seja lá o que for pense que é muito importante que você tenha apoio.
Um empreendedor ou empreendedora que realmente faz por amor não deixará de te ajudar e falar as verdades que os “Gurus de palco” não falam. E ainda vão te ajudar muitas vezes sem cobrar nada!!
#PenseNisso #VamosEmFrente
*Vinnie Oliveira é consultor, especialista em empreendedorismo e o autor da coluna Vamos em Frente